As pessoas falam muito sobre bike fixa. Mas você realmente sabe o que é uma fixa? A gente sabe! É por isso que vamos tentar descrever para você o que são esses meios de transporte maravilhosamente simples.

O termo Fixa é usado para descrever uma bike de pinhão fixo. E o que significa pinhão fixo? Bem, isso significa que o pinhão está diretamente ligado ao movimento dos pedais. Você sabe aquela coisinha que fica presa à roda traseira? Tem um monte de dentes e a corrente gira em torno dela? Então…esse é o pinhão. Em uma bicicleta de pinhão fixo, essa peça não tem um rolamento nela e ela é fixada na roda traseira. Normalmente, esse pinhão teria um sistema de rolamento de esferas para permitir que a roda gire independentemente da roda dentada. Em uma bicicleta de pinhão fixo, isso não é assim.

Então, em nossas bicicletas, se você pedalar para frente, a bike avança. Se você pedalar para trás, a bike se move para trás. Você já deve estar se perguntando:

Por que eu iria querer fazer isso?

Bem, a cultura da fixa cresceu em popularidade por causa de sua simplicidade fundamental. Podemos dizer que seria difícil construir uma bicicleta com menos peças. E você sabe onde queremos chegar….menos peças significa…mais leve!

As bikes fixas são significativamente mais leves que as mountain bikes, ou as urbanas cheias de componentes e acessórios. E não se trata somente da aparência. Uma bike fixa tem uma a capacidade de manobra incrível. Você se sente conectado à bike. Como seus pedais estão diretamente ligados ao movimento das rodas, você faz muito mais parte da bicicleta do que em qualquer outra bike.

Outra vantagem das bikes fixas, além da agilidade e leveza, é a sua eficiência. A transmissão de uma bike fixa é mais eficiente mecanicamente do que qualquer outra bicicleta, com a transferência de potência mais direta do ciclista para as rodas. Eficiência significa energia e isso significa que nossas bicicletas exigem menos energia de você, o ciclista.

E os freios?

Algumas pessoas podem perguntar, por que vemos muitas fixas sem freios? Bem, se trata de simplicidade. Nossos ciclistas retiram os freios porque acham que é mais legal. (Pode parecer mais legal, mas segurança deve ser uma prioridade, pessoal.) Além disso, como você está diretamente conectado ao sistema de transmissão da bicicleta, pode parar a bicicleta oferecendo resistência aos pedais. Existem outros métodos de parar, como o Skid por exemplo, mas isso é assunto para outro momento.

Hmm…será?

Ainda não se sente confortável em andar no modo “bike fixa”? Não se preocupe. Nossas bicicletas possuem um cubo flip-flop. Isso significa que as bikes são enviadas com a roda livre acionada e com freios dianteiros e traseiros instalados. Desse jeito, você pode pedalar livremente por aí. E se mudar de idéia, é só inverter a roda.

Manter uma bike fixa é muito fácil, porque ela tem poucos componentes. Isso e porque será um prazer ajudar com qualquer problema que você possa encontrar.
Agora que você já sabe o que é uma bike fixa, clique aqui e conheça a Basement. A bike fixa da RIVA.

Leave a Reply

Fale conosco
Olá, podemos ajudar?