Andar de bicicleta na cidade ainda assusta muita gente. Talvez seja a falta de ciclovias seguras, ou talvez apenas a idéia de carros passando perto de você. O ciclismo urbano parece assustador, mas não é tão complicado ou perigoso quanto parece. Estar em uma cidade grande significa um maior congestionamento de pessoas e carros, e parece que as coisas podem dar errado a qualquer momento.

Sabendo o básico de como os motoristas na cidade tendem a se comportar, será amais agradável e previsível do que assustador. Quando estiver confortável, esqueça os perigos e divirta-se.

Suponha que todo motorista não o veja

A segurança no ciclismo tem a ver com o mundo ao seu redor. Suponha sempre que ao andar de bicicleta os motoristas dos carros não vêem você,  e nem alterarão seu caminho pra você. Como a maioria das ciclovias está no lado direito da rua, presume-se que cada carro ao seu lado ou à sua frente esteja potencialmente virando para a direita. E nunca ande nem perto de seu ponto cego ou tão rápido que você não possa parar imediatamente. O mesmo vale para carros estacionados abrindo suas portas em uma ciclovia. Se você ver a silhueta de uma cabeça em um carro estacionado, suponha que a porta possa abrir a qualquer momento. Basicamente, nunca assuma nada de motoristas quando você está de bicicleta. Não presuma que eles vão parar para você, que eles o vejam ou que esperem que você faça algo, mas siga as regras da estrada.

Assumir que você é invisível, é um bom começo para garantir sua segurança na cidade. Mas veja algumas dicas básicas para se manter seguro:

Conheça as leis de trânsito

Você precisa usar um capacete? Você tem permissão para andar nas calçadas? É legalmente seguro passar um carro do lado esquerdo quando você está de bicicleta?

Há um princípio básico para pedalar em segurança na cidade: siga as regras da estrada como faria em um carro. Não atravesse semáforos fechados, não feche os pedestres e verifique se você está na faixa correta quando está pedalando. No Brasil é proibido andar de bicicleta na calçada, por isso não suba na calçada, a menos que seja necessário ( e também não é legal, já que é onde as pessoas andam e uma bicicleta ali não tem lugar).

Ande no lado direito da pista (em uma ciclovia, se houver), com o fluxo de tráfego.

Não use fones de ouvido.

Mantenha os fones de ouvido acessíveis quando estiver em ciclovias ou estradas sem carros, mas se você estiver no trânsito, não use fones de ouvido.

Coloque as luzes na sua bicicleta.

Se andar à noite, precisará de luzes para a frente e para trás da sua bicicleta. Isso é especialmente útil nos meses de inverno, quando o pôr do sol tende a se aproximar de você. Certifique-se de remover as luzes antes de trancar a bicicleta do lado de fora. Elas são um alvo fácil para ladrões.

Ande em uma bicicleta apropriada para a cidade.

Beach bikes e Mountain Bikes podem fazer você se sentir mais seguro porque eles tendem a ser tanques gigantescos que podem esmagar qualquer coisa (o que é divertido por si só), mas eles não são a melhor opção para pedalar na cidade . As bicicletas de estrada ou as bicicletas de passeio são geralmente uma escolha melhor.

Ande em uma bicicleta para o seu tamanho.

Você já tropeçou em si mesmo porque decidiu colocar um par de sapatos um número maior? Isso é o que acontece quando você está em uma bicicleta que não é para o seu tamanho. Quando uma bicicleta não combina com você, não é apenas desconfortável, é difícil e difícil de conduzir, o que pode levar a acidentes. Isso é tão importante que a gente tem post dedicado a esse asssunto. Clique aqui.

Trate a ciclovia como uma rua, não como uma zona segura

As pessoas costumam pensar que as ciclovias são um tipo de barreira mágica que você pode usar com segurança na cidade. Elas não são. Elas são apenas mais uma faixa na rua, e os carros se fundem nela às vezes, fecham você, e as pessoas abrem as portas dos carros estacionados na rua. Só porque você está em uma ciclovia não significa que você está atrás de alguma barreira protetora. É uma rua, e os motoristas vão agir como tal.

Praticar nas ruas laterais

“É como andar de bicicleta” é uma afirmação falsa. Se você não tiver andado de bike há muito tempo, se sentirá estranho pela primeira vez. Mantenha-se nas ruas laterais sem muitos carros para praticar até se sentir confortável. Se você está usando a bike como seu meio de transporte, não há vergonha em evitar as grandes avenidas até que esteja pronto.

Use o Google Maps

Eles tem rotas de bicicleta e elas são fantásticas. Se você não souber como se locomover, trace sua rota no Google Maps primeiro. Isto irá guiá-lo pelas ruas e caminhos favoráveis ​​às bicicletas, para que você possa evitar entrar acidentalmente em uma avenida de quatro pistas sem espaço ao lado. Dica: aqui você pode até quebrar a regra dos fones de ouvido e obter direções passo-a-passo se precisar (mas também não ouça música, nem podcasts, nem nada).

Siga as regras, e lembre-se de que você é invisível para os carros. É uma coisa difícil de aceitar, mas vai mantê-lo mais seguro. E divirta-se.

Leave a Reply