Skip to main content

Usar a bike para o transporte significa que confiabilidade é uma necessidade, e muitas vezes vemos novos ciclistas passando por problemas simples de manutenção na rua. Vamos listar abaixo os itens para verificação típica para garantir que você possa chegar ao seu destino sem paradas desnecessárias!

Pressão do ar

Você não chegará a lugar algum sem ar nos seus pneus. Pneus furados danificarão suas rodas e serão difíceis de empurrar. E a baixa pressão pode levar a furos, portanto, certifique-se de que os pneus estão cheios antes de sair de casa. A pressão correta dos pneus depende do uso que você tem em mente, mas nunca abaixo do mínimo aceitável, nem além do máximo PSI especificado no corpo do pneu.

Alinhamento das Rodas

Visualmente é possível verificar se o aro está torto. Se você tem um alinhador em casa, tudo bem, senão, é melhor levar a bike a uma oficina especializada.

Freios

Antes de andar, verifique sempre os freios quanto a função e o desgaste. Puxe os manetes e certifique-se de que eles travam as rodas sem que as os manetes enconstem no guidão (você quer ser capaz de deslizar o polegar entre o manete e o guidão quando eles estiverem totalmente puxados). Em seguida, verifique se as pastilhas estão desgastadas para garantir que elas não precisem ser substituídas antes de você sair.

Corrente

Limpo e lubrificado? Dê uma olhada rápida nos detritos e sujeira e verifique o nível de lubrificante tocando na corrente com o dedo. Você espera que duas linhas leves de lubrificante permaneçam na sua pele. Se estiver suja ou seca, limpe e lubrifique  para que tudo gire suavemente. Além disso, verifique novamente a tensão da corrente se você estiver usando a bike com o pinhão fixo. Se você tem até uns 12mm de jogo na correia, então está bem. Mais do que isso, então é necessário o ajuste!

Verifique os parafusos

Pelo menos uma vez por semana, e idealmente antes de cada viagem, você deve checar seus parafusos para ter certeza de que tudo está tão bem quanto deveria. Procure por folgas nos pedais, rodas, parafusos de coroa, canote de selim, freios, manetes de freio, tudo o que pode atrapalhar seriamente o seu dia se, de repente, ele se soltar ou falhar. Pode parecer paranóico, mas você ficaria surpreso com o quanto todos esses buracos, freadas e skids podem fazer com que os parafusos afrouxem um pouco. Faça uma verificação rápida e certifique-se de que tudo está seguro antes de pegar a estrada.

Luzes

E não se esqueça da visibilidade. Sua segurança depende disso. Não há nada tão desanimador como transformar aquele passeio rápido, em um jantar, uma festa, bebidas, e descobrir depois que suas baterias estão mortas quando finalmente é hora de ir para casa. Verifique se as baterias estão carregadas antes de sair, inclusive a reserva.

Você chegou até aqui e deve estar pensando: Eu vou precisar de ferramentas, mas quais? Não se preocupe. A gente fez um post pra te mostrar quais as ferramentas essenciais para manter sua RIVA sempre pronta pra pedalar. Clique aqui e confira!

Agora você está pronto para pegar a estrada! Sua bike está em ótima forma e você está preparado para o que o mundo quiser. Nos vemos lá fora!

Shopping cart0
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0