Skip to main content

Há poucas coisas piores do que perder 5 minutos lutando com um parafuso que não vai se soltar, e perceber que você o tem apertado o tempo todo. Na postagem de hoje, veremos a rosca mais intrigante em uma bicicleta, a do pedal esquerdo e por que ele é tão eficiente.

Rosca esquerda

Se você já montou uma bicicleta ou trocou um conjunto antigo de pedais, sabe o que muita gente aprende tarde demais – os pedais esquerdo e direito são diferentes. Na maioria das vezes, eles tem uma  pequena gravação indicando  direito e esquerdo. As indicações anotadas nas peças estão em inglês, (R) right – direito, e (L) left – esquerdo, indicam apenas o lado para instalar a peça, não o sentido da rosca.

Mas mesmo sem essa marcação, uma rápida olhada nos dois lados é  suficiente para diferenciá-los. Os pedais direitos têm um fio à direita, então seguem as regras comuns de aperto de parafuso – sentido horário aperta, anti-horário solta. Os pedais esquerdos, no entanto, têm um fio de rosca à esquerda, então eles percorrem o caminho contrário. Sentido anti-horário para apertar, e horário para soltar. Se você segurar um par de pedais ao lado do outro com os eixos apontando para cima, o pedal direito terá uma linha que vai “para a direita”, o pedal esquerdo terá linhas que vão “para a esquerda” – fácil. Mas por quê?

Precessão

Existem muitas teorias sobre por que os pedais esquerdos recebem detalhes incomuns, mas há uma resposta real e prática – para que o pedal não caia enquanto você está andando. Alguns dizem que os irmãos Wright foram os primeiros a experimentar um pedal com rosca à esquerda, mas, seja qual for a fonte, antes de sua implementação, os ciclistas muitas vezes tinham suas viagens interrompidas por pedais descontrolados.

O culpado é uma ação conhecida como precessão. Quando o eixo do pedal é enroscado no pedivela e o ciclista empurra o pedal para mover-se, isso faz com que o eixo “gire” no sentido oposto ao pedivela. Em um pedal esquerdo rosqueado regularmente, essa ação fará com que o pedal se solte, consuma os fios da rosca do pedivela e se solte.

Ao longo do caminho, alguém percebeu que, invertendo o enroscamento do lado esquerdo, esses pedais permaneceriam – e o resto é história.

Shopping cart0
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0