Skip to main content

Bikes Single Speed de alta performance têm ocupado um espaço cada vez maior na preferência dos ciclistas, seja para mobilidade urbana, recreação ou uso esportivo (sim, há bikes Single Speed de corrida e até um campeonato mundial, o UCI Track Cycling World Championships). E são muitas as razões para esse movimento!

Vamos buscar entender esta tendência por 3 perspectivas, mas antes, vamos explicar o que é uma bike Single Speed: Ela possui uma única relação de transmissão, não possuindo o mecanismo de troca de roda dentada (derailleur gears), câmbio IGH (dentro do cubo) ou outros métodos para variar a relação de transmissão da bike. É uma bike sem marchas.

Simplicidade

A eficiência do drivetrain de uma Single Speed pode ser maior do que as atuais bicicletas multi-marchas. Na Single Speed a relação é direta. O chainline sempre alinhado, a ausência de arrasto das catracas do câmbio traseiro traseiro e de múltiplas coroas aumentam a eficiência. Além disso, uma roda dentada ocupa menos espaço que um cassete com várias rodas dentadas. Por isso a roda traseira pode ser construída de modo mais simétrico. Isso aumenta a robustez tornando-a mais leve.

A vida é muito mais fácil quando as coisas são simplificadas! Isso também vale ao pedalar uma bicicleta. Como não há “marchas” você não precisa se preocupar em trocá-las. Uma  Single Speed permite que você se concentre apenas na experiência de pedalar uma bike leve e precisa em vez de desviar sua atenção para trocar as marchas corretamente.

A pedalada é mais leve e fácil do que numa bike com marchas na mesma relação de transmissão e nas mesmas condições de lubrificação devido a uma quantidade menor de perdas no sistema de transmissão.

Design

Na RIVA a gente acredita que menos é mais! Acreditamos no design minimalista, sem penduricalhos e onde nada sobra. Nossas bikes são leves e tem sua função muito bem definida. Todos os detalhes são tratados por nossa engenharia para construir um produto preciso e durável. Economizamos no número de itens para oferecer apenas componentes de alta qualidade, deixando pra você o prazer de pedalar livremente com alta eficiência energética!

Para nós é intuitivo que quanto maior a complexidade e a promessa de um produto que “serve pra tudo”, menor a entrega em cada uma das aplicações prometidas. Por isso, focamos na função urbana de nossas bikes, e na experiência de uma boa pedalada no asfalto. Ao ver o produto final, “it just feels right!”

Baixa manutenção

Veículos elétricos demandam menos manutenção que um veículo à combustão, exatamente por terem um número de partes móveis muito menor. Aqui a lógica é a mesma. Não há derailleurs (passadores e tensionadores) nem mecanismos de acionamento e a corrente está sempre muito bem alinhada, não tendo que se contorcer sob tensão para acomodar as diferentes relações. Tudo isso significa menor desgaste e mais durabilidade, sem a necessidade de constantes regulagens e com o benefício adicional de mais segurança, pois a corrente não “salta” na troca (já que não há troca). A manutenção se resume às menos frequentes regulagens dos freios e tensão na corrente, e a calibração da pressão dos pneus, o que significa menores custos e mais tempo para pedalar!

E na subida? Essa é uma questão muito comum, mas para a maioria das cidades e bairros, este é mais um desafio mental do que uma questão de resistência ou força física. Quando as bikes que andávamos na nossa infância foram substituídas por produtos com marchas na medida em que crescíamos, programamos nossas mentes para trocar para uma marcha mais leve a qualquer sinal de desnível, o que causa perda de inércia (perdemos o “embalo” no processo = perda de energia cinética) nos forçando a subir mais devagar. Com uma Single Speed, você precisa ganhar velocidade antes da subida. No começo, pode ser desafiador, mas quando você dominar a técnica verá que é bem mais fácil do que parece, até porque com menos componentes elas são bem mais leves, e isso faz toda a diferença!

Agora que você já sabe mais sobre as Single Speed, que tal descobrir sua variação mais radical? Clique aqui e descubra o Santo Graal da simplicidade. A Bike Fixa!

2 Comments

Shopping cart0
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0