Andar de bicicleta na cidade ainda assusta muita gente. É um pouco sobre a falta de ciclovias seguras, mas também a ideia de carros passando perto de você. O ciclismo urbano pode assustar num primeiro momento, mas não é tão complicado quanto parece. Estar em uma cidade grande significa um grande volume de pessoas se deslocando ininterruptamente. A cidade pulsa junto com sua mobilidade.
Saber o básico de como os motoristas na cidade tendem a se comportar, torna pedalar na cidade mais previsível e mais agradável. Quando estiver confortável, divirta-se! Mas sempre com atenção e presença nas ruas.
Seja visto e perceba o seu entorno
Mantenha-se à direita: o código de trânsito garante a circulação do ciclista na faixa de rolamento à direita quando não há ciclovia. Mas cuide sempre com as entradas e saídas de ruas.
Ocupe a faixa: todos os motoristas devem manter a distância de um metro de meio ao ultrapassar um ciclista. Uma maneira de você reforçar seu espaço é posicionando-se no meio da faixa, para que a ultrapassagem não aconteça sem a troca de faixa pelo motorista e com risco de passar muito perto de você.
Cuidado com os pontos cegos: sobretudo os grandes veículos podem gerar pontos cegos para o motoristas, se preserve não avançando se não tiver a certeza de que está sendo visto. Contato visual é tudo nessas horas!
Olha a porta: ao pedalar ao lado de carros estacionados, faça com cautela pois motoristas e passageiros podem abrir as portas sem se certificar do tráfego. Preserve-se antecipando o movimento do outro e mantendo uma distância segura para a abertura de portas na pista.
Sinalização obrigatória: por lei, as bicicletas precisam ter ao menos refletores, mas também vão muito bem luzes dianteiras e traseiras para reforçar sua visibilidade para o outro e da própria pista.
Conheça as leis de trânsito
Conhecer as leis de trânsito empodera seu pedalar. É importante conhecer seus direitos e deveres e respeitar o próximo. O Código de Trânsito Brasileiro pondera que o maior deve sempre cuidar do menor.
O capacete é obrigatório? não na lei, mas pode ser pra você e nós recomendamos que sim. Capacetes salvam vidas, apesar de não serem uma armadura de ferro contra motoristas inconsequentes. Numa queda sozinho ele faz toda a diferença, num atropelamento, nem sempre consegue salvar o ciclista. (botão: conheça o capacete dobrável Closca)
Sinalização obrigatórias: a bicicleta precisa sair de fábrica com uma sinaliza
Semáforos seguem valendo para ciclistas: a bike é simples e muitas vezes pode fazer você não querer parar, mas o semáforo regula o trânsito e você também faz parte dele.
Pedestre é rei: dê preferência para sua travessia e respeite sua prioridade. Lembre-se que o maior cuida do menor. Se precisar ir para a calçada, desça da bicicleta.
Dicas de Segurança:
-
Não use fone de ouvido ou faça apenas de um lado para não se isolar do ambiente. é importa estar com a atenção no trânsito.
-
Escolha uma bicicleta do seu tamanho e com geometria adequada para pedalar na cidade. As bicicletas RIVA têm DNA urbano e são leves e eficientes para uso nas grandes cidades.
-
Aprender a pedalar é mesmo uma vez na vida, mas para pedalar pelas ruas é importante se acostumar com o entorno e pegar mais prática sobre duas rodas. Treine um pouco em ruas menos movimentadas antes de longos percursos.
-
O Google Maps é seu aliado e possui a opção para bicicleta ao traçar o trajeto, privilegiando ruas menos movimentadas a grandes avenidas. Vale colocar os fones para ouvir as orientações se preferir.
Com a prática vem a confiança e suas habilidade ao pedalar na cidade aumentam, te dando mais segurança para pedalar pelas ruas junto com motoristas e pedestres. A bike é um veículo incrível: econômico, sustentável, saudável e prazeroso. A vida é muito curta para não pedalar por aí! A gente espera que nossas dicas te ajudem e incentivem a pedalar na cidade.